Visite Site Oficial

Visite Site Oficial
BLOG WITH TRANSLATOR

sábado, 14 de junho de 2014

Dor no cotovelo ao treinar tríceps testa

 Alguns alunos me questionam sobre dores no cotovelo quando realizam o tríceps testa. Este exercício é o mais eficiente para o tríceps, porém também é o que exige maior esforço dos tendões. Quando o treino é de hipertrofia, como muita carga, o exercício pode causar lesão se não feito com aquecimento prévio.
A lesão é a conhecida epicondilite.
O que é epicondilite?
A epicondilite é uma inflamação na região do epicôndilo do cotovelo. A epicondilite mais freqüente é a epicondilite lateral porém ela também pode ocorrer na face interna do cotovelo. A epicondilite da face interna do cotovelo é conhecida como epicondilite medial do cotovelo.
A epicondilite é conhecida com outros nomes?
Sim, muitas vezes chamamos a epicondilite lateral de cotovelo de tenista (Tênis Elbow) porém ela pode ocorrer em qualquer pessoa que use muito as mãos e a musculatura do antebraço
Quais estruturas estão inflamadas na epicondilite?
Ocorre comumente uma tendinose na origem dos músculos no epicôndilo lateral do cotovelo (extensor radial curto da carpo e extensor comum dos dedos).
Quais os sintomas da epicondilite?
Dor face lateral Cotovelo
Piora da dor aos esforços
Limitação dos movimentos de preensão na mão
Dificuldade para segurar objetos.
Especificamente no cotovelo, o que mais incomoda são as regiões externas (laterais) e a região do triceps (na parte de trás do cotovelo). A região interna (medial) também pode ser fonte de sobrecarga, e nesses três locais é onde se inserem tendões que fazem movimentos do antebraço e punho.
A lesão mais frequente nesses casos são as tendinites, que podem ser agudas (e vão embora rapidamente) ou crônicas, que sempre vem e vão, e podem fazer com que um dia você tenha que parar de malhar por um bom tempo.
Os tendões do cotovelo nesta área estão grudados aos ossos do final do úmero, osso principal do braço, e são muito pequenos, e por isso frequentemente podem se inflamar. Por isso, sempre que você sentir essa dor faça o seguinte:

1. Use gelo depois dos treinos, ao redor do cotovelo, por cerca de 15 minutos. Isso alivia a dor.
2. Realize alongamentos depois dos treinos, no ombro, cotovelo e punho.
3. Use pomadas de anti-inflamatórios 2 vezes ao dia, por uma semana, para ver se a dor passa .
4. Diminua a frequencia dos exercícios que causam dor neste período.
5. Se a dor ainda persistir depois de 1 a 2 semanas, mesmo com tudo isso, procure um médico ortopedista para avaliar os tendões. Podem ser necessários exames de imagem para comprovar o estado do tendão e ver se há necessidade de serem realizados outros tratamentos.
Eventualmente, em lesões mais arrastadas, os tendões podem se romper.  

Paulo Vicente - Personal Trainer

2 comentários:

  1. E se for descolamento do tendão do triceps do osso, com indicaçoes cirurgica e tempo de recuperação de quase um ano, o que faço

    ResponderExcluir
  2. No meu caso, eu fiz o trícep testa, começou a doer, então parei e ainda tenho uma leve dor quando eu giro o antebraço ou puxo o pulley, por exemplo, em exercícios para as costas. o que devo fazer?

    ResponderExcluir